Tradição Irlandesa: Anel de Claddagh.
- Nicole Greco
- 13 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Para abrir o post de histórias escolhi uma de... (amorzinho?), sim, uma de amorzinho, sempre! rs! A história é sobre um anel Irlandês chamado Claddagh Ring, que conheci através do filme "Casa Comigo”. Já tinha ouvido falar em livros, mas só quando vi no filme me despertou curiosidade para pesquisar mais sobre ele e sua lenda.
Então senta que lá vem história...
Há aproximadamente 300 anos, em uma vila de pescadores conhecida como Claddagh, em Galway (Irlanda) morava um jovem chamado Richard Joyce. Richard fazia parte da tripulação de um navio pesqueiro e pretendia se casar em alguns dias.
Porém, na mesma semana em que seria realizada a cerimônia, o navio onde o jovem trabalhava foi capturado por piratas, que venderam os tripulantes a um joalheiro turco. Esse mesmo joalheiro tornou os homens seus escravos.
O tempo que havia passado não foi suficiente para que o homem esquecesse sua amada, deixada na Irlanda. Richard, que acabou se tornando um grande artesão, fez um anel de ouro para lembrar-se dela e deu a ele o nome: Claddagh Ring. O coração representaria o amor, a coroa a lealdade e as duas mãos a amizade.
Após muitos anos, Richard finalmente conseguiu voltar para a Irlanda e descobriu que sua noiva ainda o esperava. Ele a presenteou com o anel que havia feito. Assim, finalmente eles se casaram e, é claro, viveram felizes para sempre.
Ps: De acordo com a tradição, o anel pode ser usado de três maneiras:
Anel na mão direita com a coroa para dentro: Coração disponível;
Anel na mão direita com a coroa para fora: Pessoa comprometida;
Anel na mão esquerda com a coroa para fora: Ama incondicionalmente e é correspondida.
Muitas pessoas, assim como o casal da história, presenteiam suas parceiras (os) com o Claddagh (que presente né? eu queroooo!)... Mas ele também é usado para representar um amor entre amigos e também o dos pais com seus filhos, sendo passado a diante de geração em geração.
Achei incrível!! E vocês?
Logo mais tem novas histórias por aqui... Até mais! ♥
Com amor, Nicole Greco.
Fonte:
www.englishtown.com.br
www.letsgotodublin.blogspot.com
Comments